O ingresso ao curso de Engenharia de Software da UnB se dá através do ingresso ao curso de Engenharia da FGA, no qual permanecerá por dois períodos letivos completos. Durante o terceiro período letivo o estudante deverá solicitar livremente a mudança do curso de Engenharia para o curso específico de seu interesse, dentre as cinco opções de Engenharias da FGA. Durante o período no curso de Engenharia, o estudante tem a oportunidade de cursar disciplinas das diversas graduações da FGA, estreitando seu contato com as temáticas e características específicas de cada curso de engenharia oferecido pela faculdade. Dessa maneira, espera-se que, ao fazer sua escolha por um dos cinco cursos de graduação da FGA, o estudante tenha mais elementos para realizar uma opção coerente com suas aptidões e expectativas em relação à sua futura profissão, diminuindo, assim, os índices de evasão e elevando o rendimento geral do corpo discente.

 

 A FGA oferece 560 vagas anuais (ou 280 vagas semestrais) para o curso de Engenharia e os estudante devem optar por um dos cinco cursos de engenharias oferecidos pela FGA ao concluir o terceiro semestre, são elas: Engenharia de Software, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia Automotiva e Engenharia Aeroespacial.

 

As formas de ingresso primário no curso de Engenharias da Faculdade UnB Gama são: o exame vestibular, o Programa de Avaliação Seriada (PAS) e o Acesso ENEM, por meio da nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nessas formas de ingresso, 55% das vagas são destinadas para os Sistemas de Cotas (50% Cotas sociais e 5% Cotas raciais) e 45% para o Sistema Universal. O PAS é um sistema pioneiro implementado pela UnB desde 1995, caracterizado por uma avaliação seriada do estudante a partir do seu ingresso no ensino médio. Nele são realizados exames ao final de cada ano do ensino médio, sendo que no terceiro ano, o estudante faz a opção por um dos cursos que pretende seguir na universidade. 


A prova de seleção por meio do ENEM ou pelo PAS são anuais. No meio de cada ano, a prova de seleção é realizada apenas pelo vestibular. Para os exames que ocorrem no final de cada ano, as vagas são distribuídas assim: 50% são ocupadas por estudantes provenientes do PAS, 25% Vestibular e 25% Acesso ENEM. As outras modalidades de ingresso não primário são: transferência facultativa, transferência obrigatória, aluno estrangeiro (programa PEC-PG) e mudança de curso, as quais deverão ser realizadas de acordo com as normas vigentes da UnB.

  

 A relação candidato por vaga, que mensura a demanda pelo curso, não pode ser medida especificamente para cada um dos cursos de engenharia da FGA devido ao regime de entrada única adotado na Faculdade. Segundo dados disponibilizados pela Diretoria de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (DIEG) do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a demanda de vagas para o Bacharelado em Engenharia nos processos seletivos de 2019 da UnB (Relação Candidato por Vaga para o Bacharelado em Engenharia em 2019) é de 3,23 (via, PAS) e 2,38 (via, Vestibular).