Para ter acesso aos programas sociais, o estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica deve estar regularmente matriculado em disciplinas de cursos presenciais de graduação e ser caracterizado junto a DDS/DAC como Participante dos Programas de Assistência Estudantil (PPAES). Para tanto, o estudante deverá participar de um processo de avaliação socioeconômica, que é realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC). Este processo é regido por edital publicado no início de cada semestre letivo no portal da UnB.

 

Alguns dos programas de assistência estudantil da UnB são:

  • Programa de Acesso a Alimentação: É oferecida a alimentação gratuita no Restaurante Universitário para estudantes do campus do Gama com oferta de refeições – café da manhã, almoço e jantar.
  • Programa de Acesso a Moradia Estudantil: É destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade, dos cursos presenciais de graduação, cujas famílias residem fora do DF e não possuam imóveis no DF. Paralelamente, a UnB possui uma Casa do Estudante Universitário (CEU/UnB), no campus Darcy Ribeiro, que é composta por dois blocos com 90 apartamentos, sendo dois apartamentos adaptados para pessoas com deficiência, totalizando 360 vagas para atender aos estudantes que participam do Programa de Acesso à Moradia Estudantil. O programa oferece duas modalidades de benefícios: vagas em apartamentos na CEU ou concessão mensal de auxílio no valor de R$ 530,00 (quinhentos e trinta reais) por mês. O encaminhamento dos estudantes selecionados é feito de acordo com a disponibilidade de vagas ou auxílios no programa.
  • Programa de Bolsa Permanência do Governo: É um programa de auxílio financeiro mensal do Governo Federal para estudante com renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio, matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias. O estudante não deve ter ultrapassado dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado. O benefício também é concedido ao estudante indígena ou quilombola.
  • Programa de Auxílio Socioeconômico: Esse programa concede auxílio financeiro mensal para minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, caracterizados junto a DDS/DAC como participante dos Programas de Assistência Estudantil (PPAES), podem solicitar inscrição no Programa de Auxílio Socioeconômico da UnB, no endereço eletrônico: https://dds.dac.unb.br/programas/auxilio-socioeconomico

 

O Decanato de Ensino de Graduação abre também diversos editais de apoio ao estudantes:

  • Auxílio à Participação de Estudantes de Graduação em Eventos no Brasil ou no Exterior;
  • Programa de Tutoria de Graduação;
  • Apoio à Realização de Aulas de Graduação por Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica e/ou Risco Social;
  • Entre outros.

 

Mais informações: